O impacto do sono na saúde gastrointestinal é significativo e amplamente subestimado.
Dormir mal ou ter padrões de sono irregulares pode desequilibrar o sistema digestivo, aumentando o risco de condições como a síndrome do cólon irritável, refluxo gastroesofágico e doenças inflamatórias intestinais como a Colite.
Dormir mal ou poucas horas afeta negativamente o equilíbrio da flora intestinal, essencial para uma boa digestão e absorção de nutrientes. Além disso, distúrbios do sono estão associados a uma maior produção de cortisol, a hormona do stress, que pode exacerbar problemas como barriga inchada, cólicas, dores abdominais, obstipação, flatulência e diarreia. Já para não falar dos efeitos a longo prazo sobre a hiperpermeabilidade intestinal o que nos deixa mais inflamados, com menos capacidade de nos defendermos (baixa imunidade) e ainda faz com que não consigamos absorver bem os nutrientes provenientes dos alimentos causando sintomas clássicos como exaquecas, queda de cabelo ou uma permanente sensação de cansaço.
Dormir bem é fundamental para manter a saúde digestiva e o bem-estar geral e é sobre isso que lhe falo no episódio desta semana.
Fique a conhecer tudo sobre o meu programa de tratamento intestinal aqui: https://www.mafaldarodriguesdealmeida.pt/sal
D'autres épisodes de "Alimentação Saudável"
Ne ratez aucun épisode de “Alimentação Saudável” et abonnez-vous gratuitement à ce podcast dans l'application GetPodcast.