
2ª TEMPORADA - Ep. 5 - Eneatipo 5. Da observação à manifestação, sem cair na dispersão mental
Esta é uma autêntica expedição à mente brilhante e ao coração enregelado do eneatipo 5, cuja crença inconsciente para se sentir aceite, amado e respeitado é a de que tem de acumular toda a sabedoria do mundo.
Voltamos a fazer um zoom in à Professora Dra. Sofia Mestre, essa personagem que se refugiou na ciência e no especialismo para preservar a sua privacidade, já que, segundo ela, estassão, em geral, ignorantes e incompetentes. Sofia continua a investigar a cura para uma doença cardíaca mortal, esquecendo-se, por vezes, de que é o seu próprio coração avarento aquele que mais precisa de ser salvo. No entanto, jánão se encontra no mesmo lugar onde estava na primeira temporada deste podcast. Quem assistiu ao espetáculo ao vivo, bem sabe como ela se deixou arrebatar peloVítor e esse confronto desagradável com as suas emoções, leva-a, agora, a tomar contacto com a sua raiva e a exteriorizá-la publicamente, numa espécie de catarse contra a entidade que mais a irrita à face da terra (e quiçá a fascine!): o "shanti". Sofia sai finalmente do castelo da sua mente e recorre à energia do ponto 8, partilhando uma teoria passível de causar impacto no espaço público.
Falamos sobre a influência dos pontos 8 e 7 do Eneagrama na integração e desintegração do tipo de personalidade 5 e refletimos acerca do verdadeiro conhecimento, aquele a que acede, ainda que apenas por lampejos, através da intuição. Analisamos também a função das asas 4 e 6 no impulso necessário a uma evolução mais eficaz deste tipo de personalidade.
E que tipo de pessoas precisa o 5 de atrair numa relação de amizade ou de amor romântico, sem se sentir drenado?
Passamos pelos 3 subtipos deste perfil do eneagrama, econstatamos que a versão 5 sexual é o contratipo do 5, isto é, aquele cujo instinto dominante acaba por funcionar como um disfarce, aparentando, muitas vezes, não ter aquele tipo de personalidade, confundindo-se facilmente, neste caso, com um tipo 4, pela partilha da mesma expressividade romântica.
A nossa escolha poética recai sobre a letra da cançãode Tom Jobim “O Desafinado”, em jeito de homenagem ao tipo 5, que, sem dúvida, também tem um coração e todo o potencial dentro de si para se deixar abrir às alegrias e experiências da vida.
Eneatipo 5 – O OBSERVADOR
Essência – Conhecimento
Virtude – Desapego
Fixação – Mesquinhez
Paixão – Avareza
Mecanismo de defesa – Isolamento
DESINTEGRAÇÃO NO PONTO 7
Sombra: Gula (pensamentos dispersos)
Desconexão: Alegria
INTEGRAÇÃO NO PONTO 8
Manifestação (ação, corpo, rua)
ASA 6
Ativação: Compaixão
(ter fé na sabedoria do outro)
ASA 4
Retração: Elitismo
Ativação: Emoção
Fler avsnitt från "Não Disfarces"
Missa inte ett avsnitt av “Não Disfarces” och prenumerera på det i GetPodcast-appen.