
O Canadá vai fazer parte do SAFE, o programa da União Europeia de apoio à indústria da defesa. As duas partes chegaram a acordo, porque ambas têm a necessidade de desenvolver novas parcerias e de diminuir todo o tipo de dependência face aos EUA.
As relações entre Washington e Ottawa estão tensas desde a tomada de posse do novo presidente dos EUA. Donald Trump sugeriu, logo no início do mandato, que o Canadá deveria ser o 51.º estado do seu país, o que provocou o boicote generalizado do consumo de produtos importados dos EUA. Os canadianos deixaram, inclusive, de viajar para o país vizinho e, em época natalícia, parecem dispostos a manter o slogan “compre canadiano”.
Para além disso, a tensão entre os dois países também se manifesta no facto de as negociações comerciais se encontrarem suspensas, apenas porque Trump não gostou de um anúncio televisivo do governo da província de Ontário. Nesse anúncio, Ronald Reagan criticava a aplicação de tarifas a bens estrangeiros e dizia que estas causavam perda de empregos e guerras comerciais. Trump não gostou, claro.
Mais recentemente, a nova estratégia de segurança nacional dos EUA, apesar de, praticamente, ignorar o país vizinho, gerou alguma perplexidade por ser entendida como hostil ao Canadá e as democracias aliadas.
Neste episódio, Elise Racicot, embaixadora do Canadá em Portugal, aborda as relações do seu país com a União Europeia e com os EUA.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Więcej odcinków z kanału "P24"



Nie przegap odcinka z kanału “P24”! Subskrybuj bezpłatnie w aplikacji GetPodcast.







