Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente podcast

EP 164 | POLÍTICA: Nacionalismo e Cosmopolitismo

0:00
40:27
Retroceder 15 segundos
Avanzar 15 segundos

 Bem-vindo ao episódio onde vai ouvir falar de muitos ‘ismos’: Nacionalismo, Cosmopolitismo, Internacionalismo, Patriotismo, Liberalismo e até Imperialismo.

De Rousseau até aos dias de hoje, a nação tem sido a unidade política fundamental de organização do mundo. Continuará a ser assim no futuro? E hoje, são mais as diferenças ou as semelhanças entre nós?
 
A poucas semanas das eleições para o Parlamento Europeu, Manuel Cardoso e João Pereira Coutinho conversam sobre o impacto das diferentes identidades políticas na Europa.
 
Talvez o surpreenda saber que o nacionalismo não se encontra apenas à direita, tendo mesmo nascido à esquerda. E que um nacionalista tanto pode ser conservador como progressista.
 
Depois de tudo o que vai ouvir, em que posição se revê: mais nacionalista ou cosmopolita?

REFERÊNCIAS E LINKS ÚTEIS

  •  ANDERSON, Benedict, Comunidades Imaginadas: Reflexões sobre a origem e a expansão do nacionalismo (Edições 70)
  •  APPIAH, Kwane Anthony, Cosmopolitismo: Ética num Mundo de Estranhos (Europa-América)
  •  GELNER, Ernest, Dos Nacionalismos (Edições 70)
  •  ROUSSEAU, Jean-Jacques, Do Contrato Social (Edições 70)
  •  FICHTE, Johann, Discursos à Nação Alemã (Temas e Debates)
  •  WILSON, Woodrow, “President Wilson’s 14 Points” (1918): 

FILMES:

  •  Sangue, Suor e Lágrimas (de Noël Coward, 1942)
  •  Braveheart (de Mel Gibson, 1995)
  •  Dunkirk (de Christopher Nolan)


BIOS
MANUEL CARDOSO
É humorista e um dos autores do programa de sátira política «Isto É Gozar com Quem Trabalha», da SIC. Faz parte do podcast «Falsos Lentos», um formato semanal de humor sobre futebol. É o autor da rubrica radiofónica «Pão Para Malucos», que esteve no ar diariamente na Antena 3 de 2018 a 2021

JOÃO PEREIRA COUTINHO
Professor do Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica, onde se doutorou em Ciência Política e Relações Internacionais. É autor dos livros «Conservadorismo» (2014) e «Edmund Burke – A Virtude da Consistência» (2017), publicados em Portugal e no Brasil.  Paralelamente à sua actividade académica tem desenvolvido uma intensa e já longa carreira de 25 anos na imprensa e na televisão (em veículos como «O Independente», «Expresso»,  «Correio da Manhã», «Sábado», TVI24). É também colunista do diário brasileiro «Folha de S. Paulo», o maior jornal da América Latina. 

Otros episodios de "Fundação (FFMS) - [IN] Pertinente"