Portugal está a ser assolado por uma onda de guerras culturais como quase todas as democracias do ocidente, por isso convidámos para este episódio João Ferreira Dias, que está a fazer um doutoramento sobre o tema.
Com a política a incendiar-se todas as semanas com a indignação do momento, a grande polarização dos últimos dias foi porque o presidente da câmara de Loures, um socialista, admitiu uma proposta do Chega para expulsar dos bairros sociais - “sem dó nem piedade” - as famílias dos que forem condenados por vandalismo nos distúrbios após a morte de Odair Moniz. Quais são as narrativas em confronto entre conservadores e progressistas? Há verdadeiro wokismo em Portugal? E qual o papel do Chega em arrastar os outros partidos, o PSD e o PS para a direita, movendo o eixo político do país?
Os comentários são de João Ferreira Dias, investigador do ISCTE, que está a fazer um doutoramento sobre as guerras culturais, Liliana Valente, coordenadora de política do Expresso e David Dinis, diretor-adjunto, com moderação de Vìtor Matos. A sonoplastia é de João Luís Amorim e a ilustração da autoria de Carlos Paes com TensorArt Flux Dev e Photoshop Generative Fill.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
More episodes from "Comissão Política"
Don't miss an episode of “Comissão Política” and subscribe to it in the GetPodcast app.