Todos os dias morrem palestinianos alvejados pelo exército de Israel na faixa de Gaza ou vítimas de ataques de colonos na Cisjordânia. O plano de 20 pontos de Donald Trump nem trouxe a paz nem garantiu o fim da guerra.
O facto de o Conselho de Segurança da ONU ter aprovado uma resolução com base neste plano do presidente dos EUA melhora as condições para um efectivo plano de cessar-fogo para Gaza? É isso que importa saber.
A resolução defende a criação de uma Força Internacional de Estabilização, uma força policial palestiniana, treinada de propósito e com autoridade para assumir, por exemplo, a segurança das regiões de fronteira, e menciona a criação de um Conselho de Paz, um organismo de transição para supervisionar o órgão de governo do enclave.
Em Israel, cresce o número de palestinianos torturados e mortos nas prisões, o governo extremista de Benjamin Netanyahu pretende instaurar a pena de morte e recusa qualquer solução que tenha em conta a criação de um estado palestiniano.
Em Washington, os EUA vendem caças F-35 à Arábia Saudita, o que pode fazer com que Israel perca a supremacia aérea na região. O que é tudo isto significa para o futuro da Palestina?
A convidada deste episódio é a Joana Ricarte, especialista na política do Médio Oriente, professora e investigadora na Universidade de Coimbra.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Fler avsnitt från "P24"



Missa inte ett avsnitt av “P24” och prenumerera på det i GetPodcast-appen.







