
Os Grandes Constrangimentos da Governação em 1981, a Relação com o Presidente Eanes e a Demissão de Agosto de 1981
Além do condicionamento económico-financeiro do país, existiam e perduraram durante quase todo o tempo em que Francisco Pinto Balsemão foi Primeiro-Ministro vários outros tipos de condicionamentos à governação, que o autor de 'Memórias' elenca detalhadamente neste longo capítulo.
Vivia-se uma das fases de maior crispação da Guerra Fria: a invasão soviética do Afeganistão, a 25 de dezembro de 1979, o golpe militar comunista na Polónia e a imposição da lei marcial, a 13 de dezembro de 1981; o aparecimento de movimentos pacifistas antiamericanos na Europa contra a instalação de mísseis táticos decidida em 1979 e efetivada a partir de 1983 (crise dos euromísseis). O apoio que, em dezembro de 1981, o Governo de Balsemão deu ao Solidarność de Lech Walesa, na Polónia, e a condenação da intervenção soviética originaram um conflito sério com o Presidente Ramalho Eanes, com o qual "nunca foi fácil trabalhar".
Oiça esta e outras histórias no quarto episódio da terceira temporada de 'Memórias'. Na próxima semana vamos ouvir falar do VIII Governo Constitucional (1981-1982).
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Fler avsnitt från "Memórias de Francisco Pinto Balsemão"
Missa inte ett avsnitt av “Memórias de Francisco Pinto Balsemão” och prenumerera på det i GetPodcast-appen.