Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

Lauro e Gabeira (podcast de O Globo)

O Globo

Toda terça-feira, a partir das 17h30, Lauro Jardim e Fernando Gabeira vão estar aqui batendo um papo sobre o assunto da semana. A dupla vai analisar, destrinchar, opinar e dar bastidores de temas que vão da política nacional à política internacional, meio ambiente, sociedade, economia e cultura.

101 épisodes

  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #97 - Quanto mais ambicioso for o relatório da CPI, mais difícil será punir os culpados

    30:26

    Os colunistas Helio Gurovitz, temporariamente no lugar de Lauro Jardim, e Fernando Gabeira analisam o relatório da CPI da Covid. Eles comentam os vazamentos dos documentos e os crimes que devem ser imputados ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Para eles, a quantidade de indiciados - a versão mais recente do texto, ainda em fase de elaboração, recomenda o indiciamento de duas empresas e 70 pessoas - pode atrapalhar na punição dos culpados. Os colunistas acreditam que quanto mais ambicioso for o relatório, mais difícil será punir os culpados. Helio e Gabeira também comentam a realização de prévias por partidos eleitorais, uma iniciativa incomum no Brasil. Na manhã desta terça-feira, dia 19, os jornais o GLOBO e Valor promoveram as prévias do PSDB. O evento contou com a participação do governador de São Paulo, João Doria, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Para os colunistas, a realização das prévias pelos partidos dá mais segurança ao candidato e mais clareza das propostas aos eleitores.
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #96 - A reta final da CPI e as 600 mil mortes por Covid-19

    30:36

    As 600 mil mortes por coronavírus no país e a reta final da CPI da Covid são tema do podcast desta semana. O colunista Helio Gurovitz, no lugar de Lauro Jardim, que está de férias, e Fernando Gabeira fazem um balanço dos seis meses da Comissão Parlamentar de Inquérito e da política negacionista do presidente Jair Bolsonaro na condução da pandemia. Durante esse período, os brasileiros puderam acompanhar e avaliar a participação do presidente no processo da compra das vacinas, como foi o caso da Pfizer, e as negociações envolvendo a aquisição das vacinas AstraZeneca e Covaxin. No caso da Covaxin, inclusive, Bolsonaro poderá responder por prevaricação. Os dois comentam o depoimento revelador um paciente que conseguiu escapar do tratamento paliativo e sair vivo de um hospital da Prevent Senior. Eles também concordam que nem todos os depoimentos foram necessários e que nem todos os senadores se prepararam para a CPI. Helio e Gabeira falam ainda da cegueira do governo para a questão ambiental e citam como exemplo o fracasso do leilão de petróleo ao incluir áreas de exploração perto de Fernando Noronha e do Atol das Rocas.
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    Ne ratez aucun épisode de Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) et abonnez-vous gratuitement à ce podcast dans l'application GetPodcast.

    iOS buttonAndroid button
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #95 - O apagão das redes sociais é o novo aspecto da guerra moderna

    27:23

    Os colunistas Helio Gurovitz, que está temporariamente no lugar de Lauro Jardim, e Fernando Gabeira analisam três assuntos neste podcast: o apagão do Facebook, as manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e as investigações da Pandora Papers.  No última segunda-feira, dia 4, o Facebook saiu do ar por quase seis horas. O problema impediu que os 3,5 bilhões de usuários da empresa acessassem suas redes sociais e serviços de mensagens, como WhatsApp, Instagram e Messenger. A interrupção foi a maior já rastreada pelo grupo de monitoramento da web Downdetector. Para os colunistas, o apagão pode ser considerado o 'novo aspecto da guerra moderna' já que a internet hoje poder de paralisar tudo, causando também prejuízo a milhões trabalhadores e empresários. Helio e Gabeira também analisam a dificuldade da oposição em organizar manifestações contra o presidente Bolsonaro.  Os atos, convocados por partidos de esquerda, centrais sindicais e grupos da sociedade civil, não mobilizaram multidões como os protestos organizados pelo presidente no dia 7 de setembro.    Os colunistas também comentam as investigaçõs da Pandora Papers. Segundo as reportagens, Paulo Guedes, ministro da Economia, e Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), têm offshores. Guedes, enquanto era sócio da Bozano Investimentos, fundou a Dreadnoughts International, nas Ilhas Virgens Britânicas. Campos Neto, criou a Cor Assets S.A., no Panamá. Ainda de acordo com as reportagens, Guedes segue com a empresa ativa e tinha, em 2015, patrimônio de US$ 9,5 milhões. Já o presidente do BC, que havia declarado esta e outras empresas no exterior em sabatina no Senado, fechou a companhia no ano passado. Para eles, Guedes deve explicações até para não ser alvo de especulações políticas.
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #94 - A solidão de Bolsonaro após mil dias de governo

    23:43

    Jair Bolsonaro (sem partido) completou mil dias na presidência da República esta semana. E os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira comentam os fracassos do governo até aqui. O milésimo dia, comemorado pelo presidente, curiosamente caiu próximo de uma marca muito simbólica.  Na semana que vem o Brasil deve chegar a 600 mil vidas perdidas para a Covid-19. Em breve, a CPI da Covid também vai apresentar um inventário mostrando a inépcia do presidente no combate à pandemia.  Neste podcast, os colunistas analisam os retrocessos no governo nesse período em áreas essenciais como educação e meio ambiente e comentam a alta na inflação e o baixo crescimento econômico do país.  Apesar de ter levado uma multidão para as ruas no 7 de setembro, o presidente, eleito com mais de 57 milhões de votos, conta agora apenas com seus apoiadores. Seu nível de rejeição só vem aumentando.  Para eles,  Bolsonaro está vivendo mil dias de solidão no poder.
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #93 - O que está por trás da reprovação recorde do governo Bolsonaro

    25:46

    No podcast desta semana, os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira destrincham o resultado das últimas pesquisas do Datafolha. Realizada entre os dias 13 e 15 de setembro, ela mostra que o índice de rejeição do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) bateu recorde histórico: 53% dos entrevistados avaliam o governo como ruim ou péssimo. E ainda 66% dos brasileiros acreditam que a Câmara dos Deputados deveria abrir um processo de impeachment contra o presidente. Lauro e Gabeira comentam o que pode estar por trás dessa rejeição histórica e o que esses números podem significar para Bolsonaro e para o Brasil daqui para frente.
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #92 - Os pontos ainda obscuros do acordo entre Bolsonaro e Michel Temer

    24:30

    Dois dias após as manifestações do 7 de setembro, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) escreveu em 'Declaração à Nação' que nunca teve a intenção de agredir Poderes e que suas palavras contundentes ‘decorreram do calor do momento’. A carta-recuo foi escrita após negociação com o ex-presidente Michel Temer.  Neste podcast, os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira analisam os pontos ainda obscuros desse acordo. Para eles, Bolsonaro deve, a princípio, ser mais moderado em relação às críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF). Por outro lado, o ministro Alexandre de Moraes deve dar continuidade ao inquérito das fake news. Caso contrário, será a desmoralização do STF.  Lauro e Gabeira comentam ainda as tentativas frustradas das oposições de levar para as ruas as manifestações "Fora Bolsonaro" no último domingo (12).  Os protestos ficaram vazios mesmo no Dia da Independência quando São Paulo recebeu "estrelas da oposição" como Fernand Haddad e Guilherme Boulos.
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #91 - Bolsonaro passa dos limites e agora cabe ao STF se posicionar

    23:41

    Os atos de 7 de setembro e os discursos golpistas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram tema deste podcast especial. Os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira analisam o significado dessas manifestações e o que elas podem representar para o presidente daqui para frente. Bolsonaro fez dois discursos com ameaças à democracia e ao Supremo Tribunal Federal (STF).  Na Avenida Paulista, o presidente chamou o ministro Alexandre de Moraes de "canalha". Disse que ele deveria "pegar o chapéu" e deixar a Corte. Ele afirmou ainda que não vai mais cumprir decisões de Moraes. Para eles, Bolsonaro passou dos limites e agora cabe ao STF se posicionar. Os colunistas comentam ainda qual deve ser repercussão das falas do presidente no Congresso Nacional.
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #90 - No 7 de setembro, um Bolsonaro ainda mais radical

    28:50

    A tensão em torno da manifestação bolsonarista de 7 de setembro, que vem causando preocupação nos agentes políticos, econômicos e em boa parte dos brasileiros, é o principal tema do "Lauro e Gabeira" desta semana. Os atos marcados para semana que vem, que vão acontecer principalmente em São Paulo e no Distrito Federal, recentemente ganharam o apoio explícito de Silas Malafaia. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) deve aproveitar o momento para promover um discurso ainda mais radical. Afinal, como será o 7 de setembro no país? Para os colunistas, este seja talvez o dia mais importante de 2021. Lauro Jardim e Fernando Gabeira também conversam sobre a demarcação das terras indígenas, assunto que, na opinião deles, vem sendo negligenciado pelo governo federal. O Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento sobre o marco temporal nesta quarta-feira (1). Mas, apesar do acampamento de mais de seis mil índios na Esplanada dos Ministérios, o tema não deve ser resolvido já.
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #89 - "Manifestação bolsonarista do 7 de setembro será a mais golpista de todas até aqui"

    28:12

    As manifestações convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o 7 de setembro são tema do podcast desta semana. Bolsonaro convocou a militância para tomar as ruas no feriado para protestar contra o que ele chamou de "falta de liberdade". Para os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira, a manifestação bolsonarista, que já ganhou até apoio de policiais civis e militares, promete ser a "mais golpista de todas até aqui". Já há, inclusive, uma movimentação entre grupos para que seus integrantes compareçam armados aos protestos. Na opinião de Lauro e Gabeira, embora possa parecer o contrário, Bolsonaro está isolado. O presidente não consegue mais passar qualquer reforma pelo Congresso sem o aval do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Em breve, o governo pode sofrer outra derrota com a indicação do ministro "terrivelmente evangélico" André Mendonça para a vaga de Marco Aurélio de Mello no Supremo Tribunal Federal (STF). Como se isso não bastasse, o presidente também vem perdendo apoio de empresários.
  • Lauro e Gabeira (podcast de O Globo) podcast

    #88 - Bolsonaro tem ideia fixa de ruptura constitucional

    27:24

    Os colunistas Lauro Jardim e Fernando Gabeira comentam neste podcast os recentes e graves acontecimentos no governo. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez novas ameaças golpistas e voltou a xingar os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). Desta vez, ele publicou em uma rede social que iria pedir ao Senado o impeachment dos ministros Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes. O pedido aconteceu um dia após a prisão do presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, por suposta participação em uma organização criminosa digital montada para ataques à democracia. Bolsonaro também vem ocupando grande parte de sua agenda presidencial em eventos militares _ na última semana recebeu tanques e blindados na porta da Esplanada dos Ministérios. E continua insistindo no voto impresso apesar da derrota na Câmara dos Deputados. Para Lauro e Gabeira, Bolsonaro tem ideia fixa de ruptura constitucional.

Découvrez le meilleur des podcasts sur l'application GetPodcast.

Abonnez-vous à tous vos podcasts préférés, écoutez les épisodes sans connexion internet et recevez des recommandations de podcasts passionnants.

iOS buttonAndroid button