Pedro Marques Lopes: “a Procuradoria-Geral da República criou o estatuto do eterno suspeito”
Por cá, foi notícia a primeira entrevista, em seis anos, da actual Procuradora-Geral, Lucília Gago, e a morte da sua antecessora, Joana Marques Vidal. Tema em destaque no novo episódio do Bloco Central, com Pedro Marques Lopes e Pedro Siza Vieira.
Lá por fora, a semana anterior terminou com o Reino Unido a virar ao centro e a França a travar a fundo, impedindo a consolidação de uma viragem à direita. Em terras de sua magestade, os trabalhistas de Keir Starmer conseguira uma maioria muito absoluta, reduzindo os conservadores a uma representação parlamentar que não chega a ser um terço da bancada do Labour. Os reformistas de Nigel Farage elegeram apenas cinco deputados, mas são a terceira força partidária, à frente dos Liberais que, ainda assim, conseguiram eleger 72.
Em França, o Reagrupamento Nacional de Marine Le Pen foi claramente o mais votado, mas na distribuição de deputados, em círculos uninominais, ficou em terceiro com 143 lugares, atrás da frente presidencial com 166 e da frente de esquerda com 180. Formar uma maioria parlamentar parece impossível.
See omnystudio.com/listener for privacy information.
Fler avsnitt från "Bloco Central"
Missa inte ett avsnitt av “Bloco Central” och prenumerera på det i GetPodcast-appen.