HistoriCast podcast

HistoriCast

HistoriCast

O HistoriCast é um projeto multimídia de divulgação pública da história. Este projeto é coordenado pelos historiadores Kelvin Silva, Lucas Delwing, Gabriel Giacomazzi e Guilherme Zabel.

41 episodi

  • HistoriCast podcast

    T02E10 - ARQUEOLOGIA DIGITAL E ENSINO DE HISTÓRIA INDÍGENA (COM ERGANE-UFRGS E ARISE-USP)

    1:19:40

    Em nosso décimo episódio de 2021, recebemos o Projeto de Extensão ERGANE - Arqueologia Digital na Educação (UFRGS) e o Laboratório ARISE - Arqueologia Interativa e Simulações Eletrônicas (USP) para um bate-papo sobre arqueologia digital, arqueojogos modelagem e simulações 3D, e as possibilidades de utilização desses aportes no ensino e pesquisa em história indígena. . SOBRE OS CONVIDADOS: Representando o ERGANE-UFRGS, contamos com a presença de Bruno Zanette (Engenharia Física/UFRGS), Vander Gabriel Camargo e João Vinícius Chiesa Back (Licenciatura em História/UFRGS). Em nome do ARISE-USP, recebemos Alex Martire, Doutor em Arqueologia (MAE-USP, 2017).
  • HistoriCast podcast

    T02E09 - AFEGANISTÃO E OS 20 ANOS DO 11 DE SETEMBRO (COM EMILIANO UNZER)

    1:26:31

    Neste relevantíssimo episódio perante tanto à efeméride dos 20 anos dos atentados de 11 de setembro de 2001, em Nova Iorque-EUA, quanto pela atual conjectura do Afeganistão, o Prof. Dr. Emiliano Unzer (UFES) nos brinda com um panorama da história deste país da Ásia Central ao longo do século XX e início do XXI, analisando o atual devir histórico afegão à luz de seus aspectos social, político, religioso e econômico.    SOBRE O CONVIDADO: Emiliano Unzer Macedo é professor de História da Ásia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É criador do projeto de divulgação histórica "História da Ásia" (@historiadaasia no Instagram e "Emiliano Unzer" no YouTube). Publicou inúmeras obras sobre a história asiática, como "História da Ásia", "História do Japão - Uma Introdução", "A Tinta e o Turbante - Uma História do Irã" e "A Montanha e o Urso - Uma História da Coreia".
  • HistoriCast podcast

    Non perdere nemmeno un episodio di HistoriCast. Iscriviti all'app gratuita GetPodcast.

    iOS buttonAndroid button
  • HistoriCast podcast

    T02E08 - NOVA HOLANDA E A EXPERIÊNCIA NEERLANDESA NO ATLÂNTICO SUL (COM ROBERTO JUNIO M. RIBEIRO)

    1:00:32

    Em nosso oitavo episódio de 2021, o assunto é Brasil Holandês! Para tanto, ninguém melhor para conversar do que Roberto Junio Martinasso Ribeiro, idealizador do projeto @brasil_holandes. Nosso bate-papo abordou a experiência neerlandesa no Atlântico, suas motivações coloniais no nordeste brasileira na primeira metade do século XVII, e também alguns sensos-comuns difundidos sobre esse período. Afinal, quem já não ouviu que "o Brasil seria mais avançado se os holandeses nos tivessem colonizado"? Será mesmo? Vem descobrir nesse podcast! . SOBRE O CONVIDADO: Roberto Junio Martinasso Ribeiro é graduando em História pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), pesquisador da história do Brasil Holandês e idealizador da página @brasil_holandes.
  • HistoriCast podcast

    T02E07 - REVISITANDO CLEÓPATRA VII (POR GUILHERME ZABEL)

    14:50

    No sétimo episódio de nossa 2ª temporada, que tem um quê de "pocket episode", nosso prezado historicaster Guilherme Zabel nos apresenta um pouco sobre a interessantíssima personagem histórica que foi Cleópatra VII Philopator, última governante Ptolomaica do Egito; o que as fontes dizem sobre sua vida, sua relação com Júlio César e Marco Antônio e os conflitos políticos do Mediterrâneo no século I a.C. SOBRE O CONVIDADO: Guilherme Zabel é membro do HistoriCast, criador do Projeto JOGAE, docente da Casamundi Cultura e da rede privada de ensino em Porto Alegre. Já gravou diversos episódios com o HistoriCast, sobre temas como a Escandinávia medieval e a Antiguidade Clássica.
  • HistoriCast podcast

    T02E06 - HISTÓRIA LGBTQIA+ E O BRASIL CONTEMPORÂNEO (COM MARTA ROVAI E BENITO SCHMIDT)

    1:15:30

    No sexto episódio da 2ª temporada, recebemos dois grandes historiadores para falar sobre a história, a memória, a historicidade e as lutas dos movimentos LGBTQIA+ na história recente do Brasil. Nossos historicasters Gabriel e Lucas conversaram com a Prof.ª Dr.ª Marta Rovai (UNIFAL) e o Prof. Dr. Benito Bisso Schmidt (UFRGS). SOBRE OS CONVIDADOS:  - MARTA ROVAI é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas  (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em  História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora  substituta na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É pesquisadora do  Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo e  do Formatio (Processos de Formação e Profissionalidade Docente  (Formatio/UNIFAL). É líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil:  memória, cultura e patrimônio e coordenadora do Grupo de Estudos  História Oral, gênero e diversidade, na Universidade Federal de Alfenas  (UNIFAL). É coordenadora institucional do PIBID/UNIFAL desde 2015. É  integrante da Rede Brasileira de História Pública. Possui Mestrado em  História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998),  tendo pesquisado sobre a juventude durante o Estado Novo. - BENITO BISSO SCHMIDT é licenciado (1990) e bacharel (1992) em História pela Universidade  Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS, mestre em História pela mesma  instituição (1996) e doutor em História Social do Trabalho pela  Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2002), com estágio no  Centre d'Histoire Sociale du XXe Siècle (Université Paris 1 -  Panthéon-Sorbonne) (2001). Atualmente, é Professor do Departamento (desde 1994) e do Programa de  Pós-Graduação (desde 2003) em História da UFRGS. Também integra o corpo  docente do Mestrado Profissional em Ensino de História - PROFHIST (desde  2014). Foi Maître de Conférences na École des Hautes Études en Sciences  Sociales - EHESS, Paris (2005 e 2011). Foi titular da Cátedra Simón  Bolívar do Institut des Hautes Études de l'Amérique Latine - IHEAL  (Université Paris 3 - Sorbonne Nouvelle) de janeiro a maio de 2014;  professor convidado junto ao Department of Romance and Latin-American  Studies da Universidade Hebraica de Jerusalém, em maio de 2014, e ao  Mestrado em Ciências Humanas da Universidad de la República (Uruguai),  em maio de 2016; e Distinguished Fulbright Visiting Scholar na Emory  University (EUA), de agosto a dezembro de 2017. Integra o Grupo de Pesquisa "Teoria e Metodologia da História" e o  Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE), ambos vinculados  ao CNPq. Ministra disciplinas na área de Teoria e Metodologia da  História e pesquisa sobre temas como: história LGBTQI+ e teoria queer,  gênero biográfico, história social da memória, história do trabalho,  história das relações de gênero e ditaduras na América Latina. De  fevereiro a dezembro de 2018, realizou estágio Sênior Sênior no Exterior  na Brown University (EUA), com bolsa CAPES.
  • HistoriCast podcast

    T02E05 - BREVE HISTÓRIA DA ÁFRICA SUAÍLI (POR GABRIEL GIACOMAZZI)

    17:32

    No 5º episódio da 2ª temporada, nosso historicaster Gabriel Giacomazzi (@giaco_mazzi) traz um breve apanhado sobre os desenvolvimentos históricos ocorridos na costa oriental de África, da Antiguidade aos fins do século XIX, focalizando a chamada "Era Suaíli". Este episódio é, também, uma das avaliações para a disciplina "A Narrativa Histórica na Era Digital", ofertada na pós-graduação em História da UFRGS pela Prof.ª Dr.ª Natália Guerellus. SOBRE O CONVIDADO: Gabriel Giacomazzi é um dos criadores do HistoriCast. É Mestrando do PPG em História da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob orientação do Prof. Dr. José Rivair Macedo, onde pesquisa sobre discursos raciais em manuscritos afromuçulmanos da Costa Suaíli (séc. XVIII-XIX).
  • HistoriCast podcast

    T02E04 - CONVERSAS SOBRE O ISLÃ (COM O SHEIKH RODRIGO RODRIGUES)

    55:28

    No quarto episódio de nossa 2ª temporada, conversamos com o Sheikh Rodrigo Rodrigues sobre os princípios do Islã e sua difusão no Brasil, além de pautarmos o Ramadan e as perguntas enviadas pelos ouvintes. . SOBRE O CONVIDADO: O Sheikh Rodrigo Rodrigues é natural de Porto Alegre-RS, Imam muçulmano e sociólogo. É graduado em Islamic Studies pela King Saud University (2010) e sociólogo pela Universidade Paulista (UNIP)., além de cursar o bacharelado em Biblioteconomia. É Imam da comunidade muçulmana de Curitiba, após já ter sido também Imam em Porto Alegre e São Paulo.
  • HistoriCast podcast

    T02E03 - O CINEMA BRASILEIRO (POR ALEXANDRE GUILHÃO)

    33:23

    No terceiro episódio da 2ª temporada do HistoriCast, retomamos o formato  de monólogos para receber a excelente fala de Alexandre Guilhão,  Doutorando em História pela PUCRS, sobre a história e o desenvolvimento  da Sétima Arte no Brasil: o cinema. Delineando um percurso das origens  do cinema no Brasil a partir das primeiras décadas do século XX, desde  as primeiras chanchadas, passando pelo Cinema Novo até as produções mais  recentes, pós-década de 90, Guilhão apresenta o contexto sociocultural  que permitiu ora a estagnação, ora o florescimento da produção  cinematográfica no Brasil; seus principais atores, cineastas, movimentos  e instituições. . SOBRE O CONVIDADO: Alexandre Guilhão é Doutorando em História pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), além de  Mestre em História e graduado em Produção Audiovisual pela mesma  instituição. É pesquisador do cinema latinoamericano. Coordena o projeto  "Cinemateca Histórica" (@cinemateca_historica) no Instagram.
  • HistoriCast podcast

    T02E02 - GEOGRAFIA, VIAGENS E CONHECIMENTO NO ISLÃ CLÁSSICO (COM PEDRO MARTINS CRIADO)

    1:11:29

    No segundo episódio da 2ª temporada do HistoriCast, o Kelvin e o Gabriel conversaram com Pedro Martins Criado, Mestre em Estudos Árabes pela USP, sobre a produção do conhecimento secular e religioso no mundo islâmico clássico, especialmente durante o chamado Período Abássida (750-1258). . SOBRE O CONVIDADO: Pedro Martins Criado é Mestre em Estudos Árabes pela FFLCH-USP e tradutor de obras em língua árabe para o português. Pesquisa a escrita da história e a produção do conhecimento no mundo islâmico clássico, especialmente no Período Abássida (750-1258). É autor de uma tradução do relato de viagem de Ibn Fadlan, no séc. IX, intitulada "Viagem ao Volga" (Editora @carambaia). Também traduziu, mais recentemente, a coletânea "Beirute Noir" (@editoratabla).
  • HistoriCast podcast

    T02E01 - REVISIONISMO E NEGACIONISMO NA HISTÓRIA RECENTE DO BRASIL (COM MARTA ROVAI)

    56:39

    Bem-vindos à 2ª temporada do HistoriCast! Nossa season premiere se dá em grande estilo com a presença da queridíssima Prof.ª Dr.ª Marta Gouveia de Oliveira Rovai, da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL), que conversou com nossos historicasters sobre a onda revisionista e negacionista, de caráter neofascista, que tem assolado o conhecimento científico - em especial, a História - na atualidade. . SOBRE A CONVIDADA: Marta Rovai é Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). Pós-Doc pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutora em História Social, pela Universidade de São Paulo (USP). Foi professora substituta na Universidade Estadual do Piauí (UESPI). É pesquisadora do Núcleo de Estudos em História Oral (NEHO), da Universidade de São Paulo e do Formatio (Processos de Formação e Profissionalidade Docente (Formatio/UNIFAL).É líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória, cultura e patrimônio e coordenadora do Grupo de Estudos História Oral, gênero e diversidade, na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). É coordenadora institucional do PIBID/UNIFAL desde 2015. É integrante da Rede Brasileira de História Pública. Possui Mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998), tendo pesquisado sobre a juventude durante o Estado Novo.

Accedi a tutto il mondo dei podcast con l’app gratuita GetPodcast.

Iscriviti ai tuoi podcast preferiti, ascolta gli episodi offline e ricevi fantastici consigli.

iOS buttonAndroid button