Histórias para ouvir lavando louça podcast

QUASE PERDI MINHA VIDA POR FALTA DE EDUCAÇÃO SEXUAL

0:00
29:44
Manda indietro di 15 secondi
Manda avanti di 15 secondi

A história da Ju nos mostra como a educação sexual é importante. Sem conversar com os pais sobre sexo, nem ter informação disponível na escola, ela acabou perdendo a virgindade com um ficante que sugeriu dos dois não usarem camisinha porque poderia machucá-la. O resultado disso foram duas ISTs e um quadro grave de infecção que quase matou a Ju aos 16 anos.

Se não bastasse o medo de viver tudo isso após sua primeira relação sexual, a Ju ainda se sentiu bastante constrangida com os médicos a culpando por ter "transado com qualquer um", além do estigma de viver como uma pessoa que teve uma IST.

Aos 20, ela entende que tudo isso poderia ter sido evitado se a educação sexual fosse algo implementado na educação básica. Ela poderia entender os riscos de se ter uma relação sem camisinha e até mesmo o garoto poderia entender que a camisinha não machuca, ela te protege.

Depois de ter vivido tudo isso, a Julianna cursa enfermagem e sempre está em escolas dando palestras sobre a importância da educação sexual. Nas conversas que ela tem com os adolescentes, ela enxerga como o assunto não é falado e existe muita desinformação que pode gerar grandes traumas e conflitos para toda uma geração.

Para conhecer a história da Thaís Renovatto, aqui do ter.a.pia, que inspirou a Ju a falar sobre educação sexual, vem cá: https://www.youtube.com/watch?v=5SDzBHjKNNg

O Histórias para ouvir lavando louça é um podcast do ter.a.pia apresentado por Alexandre Simone e Lucas Galdino. Para conhecer mais do ter.a.pia, acesse historiasdeterapia.com.

Para entrar no grupo do Whatsapp e receber as histórias do canal e do podcast com antecedência, é só contribuir no site apoia.se/historiasdeterapia.

Edição: Felipe Dantas

Roteiro: Luigi Madormo

Altri episodi di "Histórias para ouvir lavando louça"