As Árvores Somos Nozes podcast

As Árvores Somos Nozes

As Árvores Somos Nozes

As Árvores Somos Nozes é o podcast mensal do Greenpeace Brasil. A cada duas semanas trazemos um debate bem humorado e informativo sobre os principais desafios ambientais do país, destacamos iniciativas de voluntários ao redor do Brasil, discutimos as ameaças às florestas que partem de Brasília, e muito mais.

53 épisodes

  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #53 - Bioeconomia: solução ou maquiagem verde?

    52:28

    De 18 a 20 de outubro, o Fórum Mundial de Bioeconomia acontecerá em Belém, no Pará, para discutir os caminhos de uma economia que se anuncia como “sustentável”. No entanto, mostramos nesse episódio que não há bioeconomia que realmente esteja em harmonia com a natureza sem o diálogo e sem a participação dos povos e comunidades tradicionais da floresta. Simultaneamente ao evento internacional, que conta apenas com a presença de representantes do agronegócio e do governo, acontecerá o Encontro Amazônico da Sociobiodiversidade, onde comunidades tradicionais da Amazônia trarão exemplos de iniciativas econômicas desenvolvidas com a floresta em pé, nas quais o respeito à natureza é prioridade. Para falar sobre o tema, convidamos Danicley Aguiar, porta-voz da campanha Amazônia do Greenpeace Brasil, e Edel Moraes, vice-presidente do Memorial Chico Mendes e integrante da coordenação do Encontro.
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #52 - Queimadas: inimigas da natureza e dos pulmões

    36:35

    O desmatamento e as queimadas seguem fora de controle na Amazônia. Junto com a destruição das nossas florestas, a fumaça dos incêndios florestais impacta diretamente a saúde da população local. Tudo isso em meio a uma pandemia que, além de sobrecarregar o sistema de saúde, também atinge o sistema respiratório. Neste episódio, repercutimos os achados de expedição feita recentemente pelo Greenpeace em Porto Velho e Candeias do Jamari, em Rondônia, passando por Lábrea e Humaitá, no estado do Amazonas - áreas intensamente afetadas pelo fogo. Entrevistamos Cristiane Mazzetti, porta-voz da campanha para a Amazônia do Greenpeace, e contamos também com a participação do médico Daniel Pires de Carvalho, que atua no Hospital Infantil Cosme e Damião, em Porto Velho. Além disso, detalhamos dados do “Engolindo a Fumaça”, projeto do InfoAmazonia que apresenta uma série de reportagens sobre os efeitos da poluição do ar causados pelas queimadas. A mobilização da Greve Global Pelo Clima, que aconteceu na semana passada, também não ficou de fora!
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    Ne ratez aucun épisode de As Árvores Somos Nozes et abonnez-vous gratuitement à ce podcast dans l'application GetPodcast.

    iOS buttonAndroid button
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #51 - Marco Temporal, não!

    56:23

    Após uma mobilização histórica com milhares de lideranças indígenas ocupando Brasília no acampamento Luta Pela Vida, o julgamento da tese do marco temporal no Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspenso por tempo indeterminado após pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes. Neste episódio do As Árvores Somos Nozes, trazemos um panorama do julgamento até o momento, o ataque que ele representa aos direitos dos povos indígenas e quais são as perspectivas do processo. Para isso, contamos com a participação de Tito Menezes, assessor jurídico da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Carol Marçal, porta-voz da campanha de Florestas do Greenpeace Brasil, e Eloy Terena, coordenador jurídico da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #50 - IPCC e a influência humana no clima

    49:00

    O recado dado pela ciência é claro: estamos vivendo uma última janela de oportunidades para a tomada de ação em direção a uma mudança urgente e necessária no modo de funcionar da humanidade. Segundo o último relatório do IPCC, o Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas,  entre 2011 e 2020, a média da temperatura global já atingiu 1.09°C acima dos níveis pré-industriais, e é inequívoca a influência humana sobre o superaquecimento do planeta. Para falar sobre os dados do relatório, nós conversamos com Mercedes Bustamante, professora do Departamento de Ecologia da Universidade de Brasília (Unb) e cientista integrante do Grupo de Estudo III do IPCC, que discute as ações de mitigação das mudanças climáticas. E falamos também com Jurema Werneck, da Anistia Internacional, que faz uma análise sobre como as populações em situação de vulnerabilidade são mais atingidas; e com Samela Sateré-Mawé, bióloga e ativista indígena, que traz a perspectiva dos povos originários sobre o tema, agentes fundamentais na luta contra o desmatamento e a crise climática. Neste episódio, nós usamos áudios da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Rádio Usp, TV Globo, e contamos com a narração da jornalista Rosana Villar, do Greenpeace Brasil.
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #49 - Amazônia: temporada de queimada não existe!

    42:48

    Você já tentou colocar fogo num pedaço de papel molhado? É essa a imagem que precisa ter em mente para entender por que a Amazônia não pega fogo sozinha. Ela é uma floresta úmida e só pega fogo porque botam fogo nela. Tem ideia de como isso acontece? O desmatamento é um processo que criminosos como grileiros, madeireiros e mineradores sabem muito bem como manejar a favor da destruição, ameaçando a biodiversidade e a vida dos povos da floresta. Neste episódio, tivemos uma verdadeira aula sobre como o desmatamento acontece com Rômulo Batista, porta-voz da campanha de Amazônia do Greenpeace Brasil, que voltou recentemente de uma série de sobrevoos de registro e monitoramento de queimadas. Também temos uma importante contribuição da ecologista Erika Berenguer, e um bloco especial com Lika Gonçalves, analista de Mobilização do Greenpeace Brasil, falando sobre a Brigada Digital, uma alternativa para combater o fogo à distância.
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #48 - Agroecologia: saúde individual, coletiva e ambiental

    1:03:13

    Enquanto vivemos uma crise sanitária e social, aumenta o cenário de insegurança alimentar no país. Só durante a pandemia, houve queda de 85% no consumo de alimentos saudáveis. Todos os cidadãos e cidadãs precisam ter seu direito garantido à comida de verdade e a uma vida saudável. E este é o tema desse episódio, que trata de uma forma de produzir comida de verdade que é fundamental para a recuperação da saúde individual, coletiva e ambiental, a agroecologia. Para entender a relação entre alimentação e saúde, conversamos com a Fernanda Savicki de Almeida, pesquisadora em saúde pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-MS) e vice-presidente da Associação Brasileira de Agroecologia (ABA). E para falar sobre a importância de enfrentarmos a epidemia do veneno e da necessidade de políticas públicas para o fortalecimento da agroecologia, conversamos com Marina Lacorte, porta-voz da campanha de Agricultura e Alimentação do Greenpeace Brasil.
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #47 - Maquiagem camuflada: entenda o papel dos militares na proteção da Amazônia

    1:09:01

    Com a temporada de seca na Amazônia começando, se inicia também a ameaça da alta dos incêndios criminosos na floresta. Por isso, o governo determinou a volta dos militares à região. Mas o que a gente pode esperar dessa nova fase da Operação Verde Brasil que, só em 2020, custou 530 milhões de reais e como resultado teve o maior desmatamento dos últimos 12 anos? Quem fala sobre este assunto é Suely Araújo, ex-presidente do Ibama e analista sênior do Observatório do Clima. E antes de aprofundarmos qual é o papel do Exército no combate ao desmatamento, voltamos algumas décadas no tempo para entender como se formou a visão dos militares sobre a maior floresta tropical do mundo e a influência que essa visão tem até hoje em alguns grupos da sociedade. Para falar sobre o plano de invasão orquestrada da floresta na época da ditadura militar no Brasil, conversamos com Ricardo Cardim, botânico, paisagista, historiador, e responsável por essa pesquisa histórica.
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #46 - O fantástico mundo da Amazônia noturna

    53:52

    Como a ciência pode contribuir para a conservação da biodiversidade? Por que é tão fundamental o investimento em projetos de pesquisa que busquem revelar novas espécies da floresta? Neste episódio, entrevistamos pesquisadores do Projeto Mantis contemplados pelo programa “Tatiana de Carvalho de Incentivo à Pesquisa e Conservação da Biodiversidade na Amazônia” para responder a perguntas como essas e outras mais, e também para contar curiosidades sobre como é ser um pesquisador na Amazônia. Além de um bate-papo recheado de aventuras sobre as noites dos pesquisadores Leonardo Lanna e Lucas Fiat na floresta em busca do louva-a-deus, contamos com a participação do fotógrafo e documentarista, Christian Braga, que tem registrado de perto a dura realidade de populações afetadas pela cheia em Manaus, a maior da história desde o começo das medições. Se nada for feito para o enfrentamento da crise climática agora, eventos extremos como esse serão cada vez mais intensos e frequentes.
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #45 - Licenciamento fica!

    40:10

    Foi graças ao licenciamento ambiental que o mico-leão-dourado, sobreviveu à construção da rodovia BR-101. O licenciamento obriga empreendedores a arcar com os impactos ambientais e sociais de suas obras, funcionando como uma garantia de proteção do meio ambiente e das populações afetadas por empreendimentos como a construção de hidrelétricas, barragens e rodovias. Mas é justamente esse instrumento tão valioso que o Congresso Nacional está tentando fazer desaparecer no Brasil, por meio do Projeto de Lei (PL) 3729. No último dia 12 de maio de 2021, a Câmara dos Deputados aprovou o novo texto do PL, que vergonhosamente propõe acabar com o licenciamento ambiental no Brasil. A versão aprovada proposta pelo deputado Neri Geller (PP-MT) é a PIOR desde o início de sua tramitação, em 2004. Para falar sobre o assunto, conversamos com Luiza Lima, assessora de políticas públicas do Greenpeace Brasil, e André Aroeira, especialista em políticas públicas e ambientais.
  • As Árvores Somos Nozes podcast

    #44 - A melhor arma contra a fome é a agroecologia

    43:44

    Em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), a Central Única das Favelas (CUFA) e a Rede Maniva, o Greenpeace iniciou a campanha “Comida para quem precisa de comida de verdade” com o objetivo de doar e promover alimentos agroecológicos, produzidos pela agricultura familiar, para pessoas em situação de vulnerabilidade e insegurança alimentar. Com a pandemia de COVID-19 no Brasil, este cenário piorou ainda mais. O Brasil, líder mundial nas exportações do agronegócio, chegou a 116,8 milhões de pessoas em situação de insegurança alimentar. Dessas, 19 milhões estão passando fome. O que precisa ser feito para reverter esse quadro? Para falar sobre este assunto, trouxemos Natália Almeida, pesquisadora na Agenda de Saúde e Agroecologia da Fiocruz, Pamela Gopi, Estrategista da Campanha de Agroecologia do Greenpeace e Isis Campos, membro da Coordenação Nacional do MST.

Découvrez le meilleur des podcasts sur l'application GetPodcast.

Abonnez-vous à tous vos podcasts préférés, écoutez les épisodes sans connexion internet et recevez des recommandations de podcasts passionnants.

iOS buttonAndroid button