Frequência Política podcast

Frequência Política

InfoMoney

Podcast de análise política do InfoMoney e da XP Investimentos. Um debate sobre os assuntos mais relevantes da semana, sempre de olho no que mexe com a economia. Tudo o que você realmente precisa saber dos três poderes.

131 episodios

  • Frequência Política podcast

    #123 - Por que a PEC dos Precatórios pode não resolver o problema do governo

    34:56

    Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos comenta o relatório da PEC dos Precatórios apresentado na Comissão Especial nesta quinta-feira e que deve ser votado em 19 de outubro. Na próxima semana, devem acontecer também articulações sobre o projeto de lei complementar que altera a base de cálculo do ICMS sobre os combustíveis, uma forma de conter a alta dos preços observados nos últimos meses e que se tornou uma das principais pautas de Brasília. A matéria está na pauta da Câmara na quarta (13). O time também comenta os principais pontos da entrevista coletiva do ex-presidente Lula com acenos à agenda econômica de seus governos anteriores, mesmo ainda não se declarando como candidato à presidência em 2022. Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android.
  • Frequência Política podcast

    #122 - As reações da política à alta de preço nos combustíveis

    30:36

    Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos comenta o início das movimentações do Palácio do Planalto e do Congresso Nacional para solucionar a alta nos preços dos combustíveis, com a articulação para a aprovação de um projeto de lei complementar (PLP 16/2021) que torna o ICMS fixo nominal dos estados. Além disso, o time discute- a extensão do Auxílio Emergencial e o início dos trabalhos da Comissão Especial da PEC dos Precatórios, uma alternativa para abrir espaço no teto de gastos do ano que vem. Discussões que têm como pano de fundo um cenário de polarização na disputa de 2022, como reforçam os dados da mais nova pesquisa Ipespe, divulgada na quinta-feira. Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android.
  • Frequência Política podcast

    No te pierdas ningún episodio de Frequência Política. Síguelo en la aplicación gratuita de GetPodcast.

    iOS buttonAndroid button
  • Frequência Política podcast

    #121 - Lira, Pacheco e Guedes selam pré-acordo sobre Precatórios, mas Congresso quer mais

    34:52

    No início da semana, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara, Arthur Lira, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, anunciaram uma nova saída para o pagamento dos precatórios, que ainda deve ser apresentada no Congresso e deve ter rito expresso, mas não sumário, como já afirmou Lira. O time de análise política comenta os próximos passos e possíveis resistências que o texto deve enfrentar nas Casas Legislativas. Também, o time comenta o impasse da Reforma do IR no Senado, que juntamente com a solução dos precatórios, precisa ser aprovada para custear a ampliação do Bolsa Família, o Auxílio Brasil. Além disso, analisam a aprovação da Reforma Administrativa na Comissão Especial na Câmara e a agenda legislativa da próxima semana. Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android.
  • Frequência Política podcast

    #120 - Avanços da PEC dos Precatórios

    37:05

    Com a admissibilidade da PEC dos Precatórios aprovada na CCJ da Câmara, a tramitação da proposta de parcelamento das dívidas judiciais ganha um novo ritmo. Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos discorre sobre os próximos passos da matéria na Câmara, mas também sobre a decisão do governo em aumentar as alíquotas do IOF para custear a ampliação em 2021 do Auxílio Brasil, novo programa social que substitui o Bolsa Família. O time analisa também o impasse da sabatina do ministro indicado ao Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, na CCJ e a aproximação do governo no Senado, na tentativa de avançar na agenda de reformas. Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android.
  • Frequência Política podcast

    #119 - O dia após 7 de setembro e as saídas para precatórios

    27:31

    Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos discute a repercussão nos poderes Judiciário e Legislativo dos atos de 7 de setembro e a tentativa de apaziguamento do Executivo com a publicação da Declaração à Nação, na quinta, que teve reflexos imediatos na agenda econômica. Além disso, comenta a paralisação dos caminhoneiros nas rodovias, uma das consequências das manifestações, e as possíveis soluções para o a questão dos precatórios. Por fim, o time apresenta a possível agenda da Câmara e do Senado da próxima semana. Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android.
  • Frequência Política podcast

    # 118 - O que esperar do 7 de Setembro e o destino da reforma do IR

    36:02

    Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos comenta as movimentações para os atos de 7 de setembro, convocados com apoio do presidente Jair Bolsonaro e que podem tensionar ainda mais as relações entre o Judiciário e o Executivo nos dias seguintes — além da reação do Legislativo, sobretudo no Senado.Além disso, o time discute o cenário que a Reforma do IR, com votação finalizada na quinta na Câmara, deve enfrentar no Senado Federal e os desdobramentos da “solução CNJ” para os Precatórios. Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android.
  • Frequência Política podcast

    #117 - As consequências da “saída CNJ” para o Orçamento 2022

    25:16

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux apresentou, na Expert XP, uma alternativa para o pagamento dos precatórios com a mediação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A medida pode trazer um alívio para o Orçamento de 2022 e, assim, viabilizar o novo programa social Auxílio Brasil -- mas traz também dúvidas relevantes sobre o acúmulo de um estoque de pagamentos para anos futuros. Os analistas políticos da XP Investimentos trazem o panorama da proposta de Fux e comentam possíveis passos para a Reforma do IR, discutidas na Expert, e a autonomia do BC, mantida pelo STF na última quinta. Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android.
  • Frequência Política podcast

    #116 - Autonomia do BC e impasse da Reforma Tributária na Câmara

    24:17

    Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos discute a retirada de pauta da Reforma Tributária (PL 2.337/21) na Câmara dos Deputados, sem acordo para aprovação da matéria, e as próximas movimentações para a construção de um novo texto. Em contrapartida, há avanços da PEC dos Precatórios, que tenta abrir espaço dentro do teto de gastos para viabilizar o Auxílio Brasil, novo programa social do governo. Também comenta o julgamento da autonomia do Banco Central, na próxima semana, pelo Supremo Tribunal Federal. Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android.
  • Frequência Política podcast

    # 115 - O adiamento da reforma do imposto de renda, a PEC dos Precatórios e o atrito de Bolsonaro com o Judiciário

    24:49

    A segunda semana de trabalhos do Legislativo no semestre expôs desafios para o governo. Ainda sem acordo, a reforma do imposto de renda foi adiada para a próxima terça-feira, enquanto se avolumam ruídos sobre a PEC dos Precatórios e os riscos às regras fiscais e se mantém o tensionamento entre Bolsonaro e o Judiciário depois da rejeição pela Câmara da PEC do voto impresso.
  • Frequência Política podcast

    #114 - A nova batalha pela manutenção do teto de gastos no contexto de crise entre Bolsonaro e o Judiciário

    36:53

    Neste episódio, o time de análise política da XP Investimentos discute a retomada PEC dos Precatórios, os desdobramentos da Reforma Tributária com a aprovação do Refis, no Senado Federal, e as modificações na segunda versão do substitutivo da Reforma sobre a Renda, na Câmara dos Deputados — isso em um contexto de turbulência entre o Executivo e o Judiciário, intensificado com ataques de Bolsonaro ao STF, na reta final da tramitação do voto impresso. Acompanhe o nosso conteúdo também no aplicativo XP Política e Macro, disponível nas lojas de aplicativos para IOS e Android.

Descubre los mejores podcast en la aplicación gratuita de GetPodcast.

Suscríbete a tus podcast favoritos, escucha episodios cuando estés sin conexión y déjate sorprender por las recomendaciones personalizadas.

iOS buttonAndroid button