Os últimos dias foram surreais e absolutamente intensos. Tivemos uma alegria absurda no dia 1º de janeiro, com a posse de Lula, e uma semana depois tivemos uma situação estarrecedora, com a invasão e a destruição dos prédios do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, em Brasília, por uma turba de bolsonaristas radicalizados protegidos pelo Exército, em uma clara tentativa de criar o caos para forçar um golpe militar.
Neste episódio, não retomamos todos os acontecimentos que marcaram esse dia insano - tem podcasts que fizeram isso magistralmente, entre eles o Angu de Grilo, o Foro de Teresina, e O Assunto. Sem falar no Medo e Delírio em Brasília, com dois episódios bárbaros que, além de tudo, trouxeram áudios que podem servir de provas para demonstrar como os ataques foram sendo preparados e avisados ao longo do tempo.
Trazemos mais olhares (nossos e de especialistas) que visam pensar no futuro, sobre o que esperar desses golpistas e dos militares daqui pra frente.
Para nos ajudar, entrevistamos dois professores: Clésio Arruda (@ArrudaClesio), que sempre contribui com a gente, e João Roberto Martins Filho (@JooRobertoMart1), que é professor titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos e um baita pesquisador da área da defesa. Entre suas publicações, ele tem o livro O Palácio e a Caserna, e um mais recente, publicado em 2021, Os Militares e a Crise brasileira, que é uma coletânea de artigos.
Para se tornar assinante: pode contribuir pelo site apoia.se/ascunhaspodcast ou pelo PIX, para a chave [email protected]
Produção: Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Fernandes
Edição: Kamila Fernandes
Apoio nas redes sociais: Ponto Indie
Trilha sonora: Barruada Gagá, Breculê
Foto da capa: Agência Senado
Flere episoder fra "As Cunhãs"
Gå ikke glip af nogen episoder af “As Cunhãs” - abonnér på podcasten med gratisapp GetPodcast.