As Cunhãs podcast

Episódio 115 - Novas regras eleitorais são desafio para eleger um bom parlamento

27.9.2022
0:00
1:09:33
Spol 15 sekunder tilbage
Spol 15 sekunder frem

A pouquíssimos dias das eleições, é urgente falar sobre a importância do voto consciente para a Câmara dos Deputados e para as Assembleias Legislativas. Mas, até pra conseguir votar bem, é preciso saber as regras que regem as eleições proporcionais. Neste ano de 2022, há regras novas que trazem ainda mais dificuldade para entender a distribuição das vagas pelo sistema proporcional. Uma das novidades é que não adianta que o partido tenha um grande puxador de votos: caso os demais candidatos da chapa dele não alcancem um percentual mínimo, os votos podem ser redistribuídos para outros partidos. Explicamos direitinho essas novas regras com a ajuda da professora Paula Vieira (LEPEM-UFC e UniChristus). 

Também trazemos as projeções da votação para deputado federal do Ceará e falamos do impacto que o chamado "orçamento secreto" pode ter nos resultados finais, ao favorecer determinados políticos, em detrimento de outros. 

Neste episódio, logo no começo, também trazemos o nosso "pronunciamento" sobre o posicionamento das Cunhãs nas eleições presidenciais. E, bem no finzinho, ainda trouxemos nosso palpite sobre os resultados das urnas nas eleições ao Governo do Ceará, neste primeiro turno. Então, já sentiu que o programa tá bom do começo ao fim :D

Flere episoder fra "As Cunhãs"