As Cunhãs podcast

Episódio 114 - 1º ou 2º turno: O que as pesquisas revelam sobre a decisão do pleito

20.9.2022
0:00
1:17:56
Spol 15 sekunder tilbage
Spol 15 sekunder frem

As pesquisas eleitorais estão dando um nó na nossa cabeça. Há semanas que o Datafolha apresenta Lula com 45% dos votos e Bolsonaro entre 32, 33 e 34%, oscilando ora pra cima, ora pra baixo. Os números do Datafolha são parecidos com os da Ipec, que apresentou há poucos dias Lula com 46%, com uma oscilação de dois pontos para cima em relação à pesquisa anterior, em que ele aparecia com 44%, contra 31% de Bolsonaro, que manteve o resultado anterior. Já na pesquisa Quaest, a diferença entre Lula e Bolsonaro parece bem menor, com Lula tendo por volta dos 42% (era 44% na pesquisa anterior) contra 34% de Bolsonaro (que antes tinha o mesmo percentual). Ciro e Tebet têm resultados similares nos três institutos, com Ciro apresentando entre 7 e 8% e Tebet alcançando 4 ou 5%.

Em termos práticos, segundo o Datafolha, Lula mantém uma dianteira de mais de 10 pontos percentuais, o Ipec crava uma diferença de 15 pontos, mas a Quaest aponta uma diferença de 8 pontos apenas. Ainda teve Paraná Pesquisas, com um empate técnico entre os dois principais candidatos, e a Brasmarket, que trouxe o Cramunhão à frente. Que instituto está certo? 

Fomos atrás de entender melhor como as pesquisas funcionam e o que as diferencia, para explicar o que gera tantas diferenças. Também comentamos o que significa o movimento pelo voto útil, na tentativa de eleger Lula no primeiro turno, e quais são os riscos dessa estratégia.  Para dar conta de todos esses assuntos, conversamos com Raphael Nishimura (@rnishimura), pesquisador e estatístico da Survey Research Center (Universidade de Michigan), e com Clésio Arruda, professor da Unifor.

Também atualizamos os últimos acontecimentos dessa campanha absolutamente incerta que está acontecendo no Ceará.

Produção: Inês Aparecida, Hébely Rebouças e Kamila Fernandes

Edição: Kamila Fernandes

Apoio nas redes sociais: Ponto Indie

Trilha sonora: Barruada Gagá (Breculê)

Flere episoder fra "As Cunhãs"