Panela de Impressão podcast

Panela de Impressão

Elaine de Azevedo

O podcast Panela de Impressão coloca as lentes da comida para olhar para a cultura contemporânea e revelar comportamentos coletivos e individuais. O conteúdo foi produzido e escrito por mim, (@elaine.de.azevedo), nutricionista, socióloga da alimentação e professora universitária. A ideia é democratizar meu conhecimento acadêmico através de uma linguagem mais fluida e criativa e compartilhar uma deliciosa pesquisa de vida. A edição de som é da @shaypeled, gravação e mixagem de @paulolitchas e @califre_, vinheta do Matheus Kerkoff e projeto gráfico do @_arado. Dê um play e sirva-se!

24 Episoden

  • Panela de Impressão podcast

    Refeições Migratórias

    23:32

    Este episódio vai falar sobre comida de imigrantes/refugiados. A comida aqui é protagonista na vida dos estrangeiros fora de sua terra natal. A ideia não é promover a fusão das culinárias - a nativa e a que vem chegando. Através da manutenção da sua culinária tradicional nativa, um imigrante/refugiado consegue atualizar sua identidade, transmiti-la ao outro e ser aceito e inserido em uma sociedade diferente daquela de origem. Vamos mostrar aqui estratégias alimentares para construir conexões identitárias e afetivas que podem contribuir na inserção social de populações de migrantes e refugiados. Mantendo o que temos de precioso: nosso orgulho e nossa própria cultura alimentar. *** Referências AZEVEDO, Elaine de; ALTOE, Isabella. Refeições Migratórias: Comida e Afeto. 2018. ALTOE, Isabella; AZEVEDO, Elaine de. Comida Migratória. 2018.
  • Panela de Impressão podcast

    COVID e comida

    29:52

    Covid e Comida. O que a gente sabe hoje sobre essa relação? Hoje e só hoje. Porque nesse mundo pandêmico e cada vez mais reflexivo, a gente só consegue fazer afirmações bem efêmeras. Então vamos falar aqui como o Corona afetou a nossa alimentação no início da pandemia e discutir as tendências e mudanças que vão impactar os comportamentos alimentares do futuro. Disso tudo, o que vai ser realidade? Vamos discutir esse personagem do século 21 que a gente não vai esquecer tão cedo nesse teatro de horror! *** Bibliografia: HANNI RÜTZLER; WOLFGANG REITER. Food Reporter 2021.
  • Panela de Impressão podcast

    Verpasse keine Episode von Panela de Impressão und abonniere ihn in der kostenlosen GetPodcast App.

    iOS buttonAndroid button
  • Panela de Impressão podcast

    Interseccionalidade nos estudos de nutrição e alimentação

    32:29

    O convite para fazer esse episódio é uma iniciativa do Observatório Brasileiro de Hábitos Alimentares (OBHA) da FIOCRUZ que vai lançar uma Revista com o tema "Interseccionalidade em Alimentação e Nutrição". Então esse é um podcast especial que faz parte desse projeto promovido pelo OBHA, feito por muitas mulheres maravilhosas. É também minha homenagem para os profissionais nutricionistas que são homenageados no mês de agosto. Mas o que é Interseccionalidade? Vem conhecer outras dimensões nos estudos de alimentação e nutrição!  *** Referência Bibliográfica  Deepa Venkatachalam. Marginalizing’ health: employing an equity and intersectionality frame. Revista Saúde e Debate Interseccionalidades em Alimentação e Nutrição - Cadernos do OBHA, Observatório de Hábitos Alimentares da FIOCRUZ/Brasília, 3ª edição. Psyche Williams-Forson; Abby Wilkerson. Intersectionality and FoodStudies, Food, Culture & Society Psyche Williams-Forson. The Future of Food Studies - Intersectionality
  • Panela de Impressão podcast

    A linguagem política da comida

    17:25

    Flexitariano, reducetariano, climatariano, sustentariano, vegavore ou carnesparsiano. Fala aí qual é sua tribo de semivegetariano. Assuma seu palavrão. E vamos olhar para essa linguagem política da comida e lembrar de uma coisa: ser vegano não é suficiente… *** Bibliografia BOERBOOM, Samuel. The Political Language of Food. YODER, Kate. Climatarian, vegavore, reducetarian: Why we have so many words for cutting back on meat. 
  • Panela de Impressão podcast

    Gastromídias: comida nas telas

    31:36

    A comida está na moda e nas mídias! Vamos falar das diferentes visualidades que assumem a comida e provocam muitas reflexões: redes sociais, ficções e documentários, além de programas na tv! Faça a sua pipoca, bota o fone de ouvido e vem! *** Bibliografia: AZEVEDO, Elaine; PELED, Shay. Comida e Visualidades. Link: https://bit.ly/2Tc6EIP JACOB, H. Gastronomídia: os ambientes midiáticos e as linguagens da comida e da cozinha. 2012 CARDOSO , S.R.; ANTONIO, H.A.C. Comida, Sabor e Ação! A alimentação no Cinema como linguagem e identidade cultural. 2006 *** Festival: The Food Film Festival. Link: https://bit.ly/3oLs63a
  • Panela de Impressão podcast

    O mágico na alimentação

    29:22

    Tá com o intestino solto? Come goiaba que amarra e segura! Quem nunca ouviu falar assim de comida? Essa "racionalidade mágica" está em outras formas de Nutrições: na Macrobiótica, na Alimentação Ayurvédica, na Alimentação da Medicina Tradicional Chinesa, na Nutrição Antroposófica e também nas tradições populares e nas comunidades tradicionais. Vamos falar sobre magia na alimentação nesse 19º episódio do Panela de Impressão. *** BIBLIOGRAFIA: AZEVEDO, Elaine. Fundamentos da Nutrição Antroposófica.  GASPERI, Patricia. A dieta ayurvédica e a consulta de enfermagem.  KASTNER Jörg. Chinese Nutrition Therapy. Dietetics in Traditional Chinese Medicine.  MACEDO, Valéria. "Alimento Morto” e os s Donos da Cidade: Comensalidade e Alteridade em uma Aldeia Guarani em São Paulo.  MANDERSON, Lenore. Hot-cold food and medical theories: Overview and introduction.
  • Panela de Impressão podcast

    Porque a gente come o que come

    24:36

    A terceira temporada do Panela de Impressão inicia com esse episódio pra responder "porque a gente come o que come"? E como aprendemos a comer? Porque comemos juntos ou separados? Pra essas questões conseguirem formar um episódio de podcast interessante e que valha a pena ser ouvido, só chamando as Ciências Humanas e Sociais. Se você aprendeu a comer ou pode escolher sua comida, esse episódio deve tocar você. *** Site da Escola Livre: www.comidaetc.com *** BEARDSWORTH, Alan; KEIL, Teresa. Sociology on the menu. SIMMEL, Georg The sociology of the meal. FLAMMANG, Janet A. The taste for civilization: food, politics and civil society. MENNELLA Julie;  BEAUCHAMP; Gary. Understanding the Origin of Flavor Preferences.  FIELDHOUSE, Paul. Food and Nutrition. Customs and Culture.
  • Panela de Impressão podcast

    O mito da proteína

    14:23

    Proteína. Nutriente aclamado, primordial, essencial. Já se perguntou porque a proteína é a rainha do prato e do laboratório? Porque todos se preocupam tanto com ela? Até os veganos e a sua avó? Vou contar a razão nesse último episódio de 2020 do Panela de Impressão!
  • Panela de Impressão podcast

    Sociologia da soja

    23:15

    Neste episódio vamos colocar a soja no consultório sociológico. Como falaria um "FOOD TREND COACH", um consultor de tendências alimentares: "soja??? Soja não. Soja é meio anos 80, tá fora de tendência junto com a rúcula e o tomate seco."  Mas assim mesmo vamos falar sobre essa leguminosa milenar, outra vítima da ambição do sistema agroalimentar moderno. E vamos aprender com a soja como fazer o marketing perfeito do alimento saudável. Vai vender que é uma beleza! Vem ouvir. *** Textos e links referências desse episódio: AZEVEDO, Elaine. Riscos e controvérsias na construção social do conceito de alimento saudável: o caso da soja. Revista de Saúde Pública (USP).  Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rsp/v45n4/2200.pdf  DANIEL, K. The Whole Soy Story. The dark side of American favorite health food. Washington: NewTrends Publishing, 2004. SHURTLEFF, W.; AOYAGI, A. The Book of Miso.  Food for Mankind. New York: Ballantine, 1976.
  • Panela de Impressão podcast

    Egotrip dos orgânicos

    22:32

    Vamos entender porque o consumidor egotrip escolhe alimentos orgânicos. Sim, é porque é melhor para a saúde. Mas o que tem no alimento orgânico que o diferencia do convencional?  O Panela de Impressão vai explicar. *** Textos e links referências desse episódio: Elaine de Azevedo. Alimentos Orgânicos: ampliando conceitos de saúde humana, social e ambiental. São Paulo: Editora SENAC, 2012. Anete Souza et al. Alimentos Orgânicos: estudo sobre controvérsias. Revista Panamericana de Saúde.  Disponível em: shorturl.at/iorGO GUILLON, F. & WILLEQUET, F. Les aliments santé: marché porteur ou bulle marketing? In: Déméter 2003. Economie et strategies agricoles. Agriculture et Alimentation. Paris: Armand Colin, 2003.

Hol dir die ganze Welt der Podcasts mit der kostenlosen GetPodcast App.

Abonniere alle deine Lieblingspodcasts, höre Episoden auch offline und erhalte passende Empfehlungen für Podcasts, die dich wirklich interessieren.

iOS buttonAndroid button
© radio.de GmbH 2021radio.net logo